Como compartilhar gravações do Teams com usuários externos?

Olá pessoal, tudo bem? Para ser bem direto quanto ao tema desse post, não há uma forma oficial até o momento (Julho/2020) para compartilhar as gravações diretamente. Mas vamos entender primeiro como isso funciona e duas alternativas para tal.

Como funciona a gravação de reuniões pelo Teams?

As gravações do Teams poderão ser iniciadas por qualquer participante, interno ou externo porém, essa gravação será armazenada no Tenant de quem criou a reunião. Ou seja, se você convidou à partir da sua empresa algum convidado externo, por exemplo da empresa Y, os dados estarão armazenados na sua empresa e o usuário externo não terá acesso à ela. Isso se dá pois quando uma reunião é gravada, ela é armazenada no Stream da companhia em que o convite foi realizado.

Como é de conhecimento de todos, o Microsoft Stream é como um Youtube corporativo, onde poderão ser salvas reuniões, vídeos de treinamento, vídeo chamadas entre outros.

Quando isso estará disponível então?

Desde o segundo semestre de 2019 a Microsoft vem postergando essa habilidade de compartilhamento e está programada para ser entregue até o fim do ano, ou seja, Q4/2020.

Como posso fazer para compartilhar alguma reunião com um convidado ou terceiro?

Até o momento existem duas saídas, as duas tem seus prós e contras, veja abaixo.

A) Compartilhar via Teams, Sharepoint ou OneDrive

Para essa alternativa você deverá baixar o arquivo de reunião pelo Stream para o seu computador e fazer o upload do mesmo para uma pasta no seu OneDrive ou Sharepoint e compartilhar o acesso dele com seu convidado ou terceiro.

Prós: O compartilhamento do arquivo poderá ser feito em questão de minutos e também removido quando for melhor.

Contras: É bem trabalhoso fazer o download/upload caso você já possua várias reuniões agendadas e gravadas no seu Stream e precise compartilhar com grupos de pessoas diferentes, além do retrabalho é claro.

Como fazer o download do vídeo:

1- Abra o Microsoft Stream: https://web.microsoftstream.com/

2- No menu “Meu conteúdo” clique em “Reuniões”

3- Procure o vídeo que precisa compartilhar, clique nas “…” para abrir mais opções

4- Clique em “Download Vídeo”, indique a pasta que ele deve ser salvo.

Como compartilhar o vídeo via Teams:

Lembre-se que o Sharepoint é o armazenamento da guia arquivos do Teams. 

1- Entre no seu Teams, encontre a reunião ou o time que foi criado para sua reunião e verifique se os terceiros/convidados fazem parte dele.

2- Clique na guia “Arquivos” e faça o upload do vídeo

3- Uma vez finalizado, clique no arquivo, selecione o “…” para abrir mais opções

4- Vá até o “Link de compartilhamento” e selecione a política de “Compartilhar com pessoas que possuem acesso existente”.

5- Copie o link e compartilhe com todos. 🙂

Como compartilhar o vídeo via OneDrive:

Lembre-se que é recomendado que essa ação seja feita por um dos usuários da reunião.

1- Faça o upload do vídeo para o seu OneDrive

2- Botão direto sobre o arquivo e clique em “Compartilhar”

3- Selecione a política de compartilhamento “Compartilhar com pessoas que possuem acesso existente”

4- Compartilhe com os usuários externos inserindo os seus endereços de email ou compartilhando o link para o arquivo

B) Criar um usuário para o terceiro na sua organização.

Essa é uma alternativa não oficial, mas poderá ser aplicada no seu ambiente da seguinte forma. Crie um usuário para o terceiro, aplique a licença mais simples que tiver e limite para que ele utilize apenas o Stream. Dessa forma, ele poderá acessar o portal da sua empresa com esse usuário e senha que você criar, e acessará apenas o Stream diretamente.

Prós: À partir do primeiro acesso do usuário ele poderá assistir à qualquer reunião que ele tenha ou não participado e que tenha sido gravada na plataforma.

Contras: Devido o uso de licenças, é necessário ficar atento e verificar por quanto tempo esse usuário necessitará desse tipo de solução e se você não está gastando licenças à toa. Esse exemplo deve ser utilizado em casos raros e quiçá inclusive com expiração de acesso.

1- Caso você seja um administrador do seu domínio, acesse o portal do administrador pelo link https://admin.microsoft.com

2- Crie um novo usuário na guia Usuários

3- Clique no usuário, vá até a guia Licenças e Aplicativos e adicione a licença mais simples que tiver, após adicionar a licença, vá até embaixo e encontre os aplicativos que estão associados à essa licença, desmarque todos e deixe apenas o Stream e salve as alterações.

4- Informe ao usuário terceiro/convidado seu usuário e senha no seu ambiente e teste com ele se ele poderá acessar as reuniões normalmente.

Conclusão

Infelizmente como não foram liberadas ainda soluções definitivas sobre o problema é necessário partir para soluções mais criativas, e por isso apresentei essas duas às quais tive acesso.

Cabe lembrar que essas são alternativas até o momento da liberação de acesso direto pela Microsoft e que cada uma possui uma limitação ou complicação para uso em larga escala. Use de acordo com seu senso de boa gestão de tempo e ambiente.

Muito obrigado novamente e até mais!

Enjoy!

Fonte1: Comentários sobre o problema:  https://tomtalks.blog/2018/10/sharing-a-microsoft-teams-meeting-recording-with-people-outside-your-company/

Fonte2: Roadmap da Microsoft sobre a ação: https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/roadmap?filters=&searchterms=stream#owRoadmapMainContent

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.