Como fazer resize de uma VM no Azure?

Após uma nova demanda e compartilhamento entre amigos, surgiu mais uma oportunidade de compartilhar conceitos simples e que podem agregar no dia a dia dos especialistas ou analistas em TI. Nesse tópico de hoje, tivemos como início a discussão sobre como fazer para fazer um resize ou método para aumento ou diminuição de uma máquina virtual que esteja hospedada na Azure.

Primeiramente, você conhece a calculadora de máquinas virtuais da Azure? É à partir dela que tudo se inicia, já que de acordo com o tamanho do servidor ou máquina que você está criando que ela será cobrada. Quanto maior a demanda, maior o valor. Existem várias técnicas de gestão de criação desses equipamentos, mas hoje vamos falar apenas em como fazê-lo ok?

Imagine então que você possui um equipamento e que após algumas métricas usando o Azure Metrics, você percebeu que existem alguns gargalos, seja de memória ou de CPU do equipamento. O que fazer? Primeiramente vá até a calculadora, verifique nela o que precisa, aumentar memória ou processador? Selecione o que precisa e veja se os novos modelos lhe cairão bem.

Essa validação servirá apenas como um guia de preços, uma forma rápida de comparação de preço do equipamento por tempo de uso. Após essa primeira análise, vá até o http://portal.azure.com e encontre o equipamento que precisa fazer a alteração de tamanho.

Após identificar o que precisa, vá na VM, pare o funcionamento dela, clique em tamanho e altere para o que você precise. Após salvar o equipamento já estará no novo tamanho selecionado e você poderá iniciar o equipamento e fazer os testes para validar a melhoria no recurso. Gostou? Quer ver essa alteração em vídeo? Veja abaixo de forma bem explicada e resumida!

Enjoy!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.