Docker: o que é e como utilizá-lo?
Se você utiliza máquinas virtuais para testar seus sistemas e acha que pode fazer algo com um pouco menos de recursos, você pensou certo! O Docker veio para o mercado para mostrar que isso é possível.
Mas antes de tudo, o que é o Docker?
De forma resumida, o Docker é uma plataforma de código aberto, desenvolvido na linguagem Go e criada pelo próprio Google. Por ser de alto desempenho, o software garante maior facilidade na criação e administração de ambientes isolados, garantindo a rápida disponibilização de programas para o usuário final.
Quais são as funcionalidades do Docker?
O Docker tem como objetivo criar, testar e implementar aplicações em um ambiente separado da máquina original, chamado de container. Dessa forma, o desenvolvedor consegue empacotar o software de maneira padronizada. Isso ocorre porque a plataforma disponibiliza funções básicas para sua execução, como: código, bibliotecas, runtime e ferramentas do sistema.
Quais são os benefícios do Docker?
A grande vantagem no uso da plataforma é a rapidez em que o software pode ser disponibilizado — em uma frequência até 7 vezes mais rápida do que a virtualização convencional. Outro benefício oferecido pela plataforma é a possibilidade de configurar diferentes ambientes de forma rápida, além de diminuir o número de incompatibilidades entre os sistemas disponíveis.
Como instalar o docker?
Temos que fazer algumas modificações para garantir que o docker consiga ser executado com tranquilidade no seu equipamento, para isso siga os passos abaixo:
1 – Download do WSL 1:
O WSL 2 é um componente do windows que habilita a funcionalidade de se utilizar o Linux no shell do Windows. Execute o seguinte comando para sua execução e habilitação:
dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart
2- Atualize para o WSL 2:
dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all /norestart
3- Defina o WSL 2 como padrão:
wsl --set-default-version 2
4- Download do Docker
Primeiramente, faça o download do software no site oficial https://hub.docker.com/editions/community/docker-ce-desktop-windows/ ou https://docs.docker.com/docker-for-windows/install. Ao iniciar a instalação do pacote, ele perguntará sobre a ativação do WSL 2 que é a possibilidade de utilizar comandos linux no shell do Windows assim como informado acima. Aceite e aguarde até o final.
5- Ativação do Docker
Execute as seguintes opções para configuração do ambiente:
a) Vá no menu Iniciar > Executar > Docker Desktop
b) Na barra de tarefas, clique sobre o ícone do Docker (uma baleia) e em Settings
c) Clique em Expose deamon on tcp://localhost:2375 without TLS > Apply
Pronto! seu Docker está ativo e em funcionamento. No próximo post falarei sobre como gerenciá-lo e como criar e importar dados para seu novo ambiente.
Enjoy!